segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Segurança na Portela

Entendo que o novo executivo da Junta de Freguesia terá de ter esta questão como uma das prioridades no seu trabalho ao longo dos próximos quatro anos. Este assunto, como de certeza todos vocês sabem, não é recente sendo que se vem a arrastar ao longo dos anos sem que haja uma resposta clara e objectiva por parte das entidades competentes.
Todos os dias nos deparamos com histórias de assaltos cometidos na nossa freguesia. A carros a casas e a pessoas, com especial incidência na zona oeste da Portela, na zona das pracetas, no passeio entre a rua Gonçalves Zarco e a rua Diogo Cão, bem como na rua das escolas (Gaspar Correia e Arco Íris) onde alunos são abordados por pessoas com más intenções, sem que haja um único membro da polícia por perto, ao contrário do que acontece na Escola Vasco da Gama (Parque das Nações), onde todos os dias um oficial da PSP se encontra á porta da mesma. Esta situação não pode continuar a existir, pois põe em causa o bem-estar da população, sendo que por vezes os assaltos são feitos de forma violenta, como o caso de hoje onde uma professora foi abordada por um desconhecido, que a agrediu em plena luz do dia.
É urgente que a Junta de Freguesia e a PSP cheguem a acordo para uma melhor vigilância nestas zonas, ao invés das típicas acções de busca e procura a membros jovens da nossa comunidade, sem que nada façam para atrair este tipo de operações.

Portela Livre

3 comentários:

  1. Concordo plenamente - acho que se justificava um polícia à porta de uma das escolas (Arco ou Gaspar Correia) durante o periodo de funcionamento da escola.

    Além daquilo que foi referido (assaltos na rua das escolas), todos nós conhecemos histórias de violência entre alunos da escola, dentro da escola! Há certas coisas que, apesar da vontade do Conselho Directivo, não PODEM nem DEVEM ser resolvidas pelas continuas.

    ResponderEliminar
  2. Os problemas de segurança na Portela sempre existiram, sendo a rua das escolas e as ruas de cima da Portela, as preferidas para os peritos em roubar.
    Costuma haver polícia à porta das escolas mas acho que dois polícias dentro de um Citroen Saxo da Escola Segura não vão fazer nada, ainda por cima quando aparecem, ficam à porta da escola..quando é obvio que ninguem vai assaltar ali mas sim na rua que desce (em direcção à Rua Palmira Bastos). Até a mãe do exmo sr. procurador geral da republica foi assaltada na rua onde mora o filho (que tem o privilégio de ter um polícia à porta).
    Devia haver uma melhor distribuição das forças policias do Parque das Nações e Moscavide e um reforço de meios.
    Consta que a recente esquadra de Camarate não irá abranger a zona do Prior Velho, caso isso acontecesse haveria mais meios (polícias e respectivos carros) para a Portela.

    À noite, quem não conhece bem "os cantos à casa", ou seja, onde os gatunos andam, bem que pode meter o rabinho entre as pernas, andar rápido e olhar para todo o lado. Torna-se assustador andar na Portela.

    Medidas? Mais policiamento, alargar o horário das lojas do centro comercial, novas formas de entretenimento (e não só quando a freguesia faz anos ou há eleições), por explo.

    ....é que até tiveram tempo de pintar 4 cartazes da Manela!

    ResponderEliminar
  3. É verdade. Concordo perfeitamente. Acho que de todos os problemas da Portela este é o mais assustador. Mas precisamos com que as pessoas que sejam roubadas se queixem na esquadra em moscavide. Que enquanto não houver estatística... nada "existe" realmente

    ResponderEliminar