domingo, 11 de outubro de 2009

Eleições autárquicas 2009

Um dia triste para a Portela. As eleições decorreram com a normalidade habitual numa freguesia habituada a responder aos seus direitos e deveres cívicos. Os resultados apesar de indesejados são reais, o PSD ganhou com cerca de 49,7% dos votos (ate há hora não confirmados) o que significa que a Dra. Maria Manuela Dias será durante este mandato a Presidente da Junta de Freguesia da Portela.
É com muita pena que recebo esta notícia, pois os eleitores foram enganados de duas formas nesta campanha, passo a explicar:
Numa altura politicamente complicada por todo o país os eleitores mais uma vez foram votar, não numa cara mas sim num partido, compreendo que esta freguesia seja maioritariamente constituída por membros ou simpatizantes do PSD, no entanto esperava que os eleitores não se deixassem ludibriar com um nome mas vissem quem era a cabeça de cartaz, a Dra. Maria não é uma pessoa que saiba lidar bem com o poder, é uma pessoa que exagera no poder exercido, e caso queiram comprovar o que escrevo certamente irão encontra vários alunos e professores que frequentam ou já frequentaram a Escola Secundária da Portela, que vos podem contar inúmeros episódios de abuso de poder, de opressão. Um exemplo que vos posso dar, é o número de professores que nos últimos anos abandonaram esta mesma escola, professores estes, que lutaram durante anos a fio para tornarem a Escola Secundaria da Portela uma escola exemplo tanto no Concelho de Loures como no país inteiro.
Outra das formas como foram enganados foi na publicidade feita pelo partido, a candidata Dra. Maria Dias aparece em quase todos os panfletos acompanhada, ou melhor subjugada, pela foto da anterior Presidente da Junta, levando as pessoas a pensarem até que a Dra. Geni fosse novamente a candidata. Sei, tal como todos vós, que o PSD tem feito um bom trabalho na Portela contudo não acredito que de hoje em diante essa vá continuar a ser a realidade.
Não há no entanto absolutamente nada que se possa fazer, os resultados são claros por pouco não ganharam com maioria absoluta, resta-nos aguardar para ver o trabalho que vai ser realizado de hoje em diante e esperar que tudo o que seja feito, seja para o bem de um colectivo e não para o bem pessoal.
Desejo boa sorte a todos nós e espero que um dia se veja que por vezes mais vale votar noutro partido que não o nosso, do que estar a eleger alguém que não é de todo a indicada para o lugar.

Portela Livre

12 comentários:

  1. Fui aluno da referida escola, e conheco-a pessoalmente. Encontro-me realmente de luto pela nossa Portela!

    ResponderEliminar
  2. Também fui aluno, e considero a Dr. Manuela Dias, uma pessoa com mau caracter e que abusa do poder. Espero que saiba reconhecer os seus erros, e que possa fazer algo de bom pela portela.
    Quanto aos cartazes existentes na portela, desconheço a existencia de algum que tenha a Dr. Geni e Dr. Manuela presentes.

    ResponderEliminar
  3. MANUELA DIAS, PERSONA NON GRATA!

    Minha querida, isto não é a Quinta da Celebridades e sua excelência não é nenhuma "generala" (como diria o outro) como tanto pensa ser!
    A papinha feita na Escola não lhe vai saber bem durante os próximos 4 anos.

    ACABOU-SE A MAMA!

    P.S. - Existem limpa-cartazes no Lidl. Bons e baratos. É melhor comprar uma palete inteira para os limpar várias vezes...e já agora compre também uns limpa-paredes porque vão ser 4 anos de muita tinta...

    beijinhos e abraços

    Mara Mara Mara Maradona

    ResponderEliminar
  4. Perfeitamente de acordo com o grande Maradona!!!

    ResponderEliminar
  5. O PSD tem feito um bom trabalho na Portela? Mas qual trabalho? Flores?

    Vamos ver o que a Prof. Manuela Dias nos vai trazer, esperemos que consiga fazer pelo menos algo mais do que a Geni.

    ResponderEliminar
  6. Acho piada a esse "flores?". Se há coisa que tem sido bem feita na Portela é a manutenção de espaços verdes, que é muito importante para oxigenar o bairro e nos sentirmos bem num bairro cuidado. Ou acham que Moscavide por exemplo está bem como está?

    E por falar em falta de "trabalho", é muito diferente fazer um programa para um bairro degradado como Moscavide, em que há muito por fazer, de fazer um programa para a Portela, onde as únicas e verdadeiras necessidades que sinto são na área da segurança e, principalmente, da saúde. Fora dessas duas áreas, acho difícil fazer propostas.

    Tanto assim é que o programa da Manuela Dias e do Branco eram praticamente iguais.

    ResponderEliminar
  7. tambem acho piada a esse flores contudo tenho que concordar que fora flores e jardins, que sem duvida sao importantes, nada mais foi feito pela junta de frguesia da portela. É pena que não saiba ter olhos para ver.vamos la ver se a Manuela Dias fará um bom trabalho como fez na Arco Iris, onde mais de 80% dos professores sairam passando a escola de numero 20 no ranking para perto do numero 200

    ResponderEliminar
  8. Apoio aos idosos o que existe é feito pela igreja e agora com o Portela Sabios pela AMP.
    Apoio aos jovens atraves de ATLs e outas actividades ludico-educacionais o que existe é feito pela igreja e agora com o Portela Jovem pela AMP.
    A questão da segurança, já nem digo na Portela inteira mas, na rua das escolas onde todos os dias ha assaltos e sendo a directora da arco iris membro da junta anterior parece-me a mim muma enorme falha.
    Alargamento do horario das lojas, cafes, esplanadas, de modo a atrair mais pessoas e permitir mais vida na Portela ha noite podendo desta forma ate haver mais segurança.
    entre inumeras outras propostas que podem ser feitas. Portela não é moscavide e nao tem os mesmo problemas agora não posso aceitar que digam nao existir mais nada para fazer para alem da saude e segurança se nao sabem o que fazer inventem desde que seja para o bem da população.

    ResponderEliminar
  9. Não digo que não haja propostas possíveis, não acho é que se tenha estado a fazer um mau trabalho na Portela. Há sempre margem para melhorar, mas a verdade é que neste momento a Portela já é um óptimo bairro para viver.

    A área da segurança (e é um optimo exemplo esse dos assaltos na rua das escolas, gostava de ver a Escola Segura passar por lá mais vezes em vez de aparecer só à saida das aulas) e a área da saúde (acho que a Portela já tem população suficiente para ter um centro de saúde próprio) são aquelas onde vejo necessidades prementes.

    De resto, só mesmo a questão da Quinta da Vitória, que está completamente dependente das boas graças da Câmara de Lisboa.

    Quanto aos ATLs, não vejo porque é que tem de ser a Junta a encarregar-se disso, quando existem outras instituições que prestam esse serviço. Acho ridiculo achar-se que tudo o que é serviço público tenha de estar a cargo da Junta. Acho que faz mais sentido a Junta fazer parcerias com outras entidades (como o caso da AMP) para actividades como o apoio aos idosos.

    Acho que as pessoas estão demasiado habituadas a reclamar muito e a contribuir pouco.

    Não gostam da Manuela Dias? Tudo bem, acho que qualquer pessoa que tenha passado pela Arco não gosta dela, nem gosta do facto de ter estendido o tapete para a saida dos melhores professores que aquela escola já viu. É absolutamente verdade. Mas também acho que as competências para presidir a uma Junta não são as mesmas que para presidir a uma escola. E acho que ela há-de ter mais jeito para gerir uma junta do que uma escola, tanto quanto posso julgar do que conheço dela.

    ResponderEliminar
  10. A junta de freguesia deve fazer um "pressing" junto da camara municipal de Loures e Lisboa para resolver o problema da Quinta Vitória. Não podemos ficar à espera que o srº Antonio Costa se vire para este lado da sua cidade.
    Há tantos anos que se fala em dar uma "vassourada" naquele amontoado de barracões, acabar com aquilo, construir habitações sociais, transferir as pessoas para outras freguesias, etc etc mas como diria o outro: "falam falam mas não os vejo a fazer nada".
    É preciso agir, passar das palavras aos actos.

    É triste ter como entrada da Portela um belo conjunto de barracas. Será que é assim que querem dar boa imagem? convencer as pessoas a vir cá? a viverem cá? as palmeiras na estrada são bonitas mas não merecem aquela vista à sua frente...

    A Drª Manuela Dias poderá ter aqui uma granda acção no seu mandato caso consiga, não digo totalmente, resolver este problema.

    ResponderEliminar
  11. Eu não critiquei termos flores. Critiquei o facto de apenas isso ter sido feito.

    Tem razão quando diz que não temos tantas coisas para melhorar como em outras freguesias mas de certeza que há coisas para fazer, ainda por cima quando há dinheiro para isso. Por exemplo podiam arranjar os passeios, porque é muito bonito ter arvores e jardins mas depois ter de andar nos passeios todos rebentados pelas raízes das árvores, passeios aos altos e baixos, etc. Podiam ter feito os estacionamentos nas ruas perpendiculares à rua dos escritores, escusavam de ter ficado à espera que a câmara o fizesse.

    Quanto ao ATL se se descarta todas as responsabilidades da Junta então assim realmente não têm nada que fazer. Acho muito bem que haja coordenação com as outras entidades existentes na Portela (o que não aconteceu nos últimos anos, antes pelo contrário), mas isso não quer dizer que a Junta não possa fazer nada para melhorar o que já existe, nem que seja apoio monetário para melhorar condições.

    ResponderEliminar
  12. Caros,

    A Dra.Manuela Dias ganhou as eleições e por isso o seu julgamento politico deve ser feito daqui a quatro anos.

    Contudo, gostava de apenas contribuir, afirmando que o PPD/PSD ganhou com maioria absoluta. Nas autárquicas, a maioria absoluta não é igual à maioria absoluta das presidenciais, onde ganha quem tem 50% mais um voto. Nas autárquicas, como nas legislativas, ganha quem tem, respectiva, mais mandatos ou mais deputados conseguidos.

    Assim, na Portela, num total de 13 membros da Assembleia de Freguesia, o PPD/PSD conseguiu 7, o que lhe permite ter maioria absoluta.

    Dado este esclarecimento, considero que de facto nas eleições autárquicas existe uma grande pessoalização, mas no entanto, devemos perceber que o trabalho desenvolvido é o trabalho de uma equipa, daí o voto para no partido, e não apenas na pessoa.

    Já, noutro sentido, em termos Administrativos o Presidente de Câmara, na LAL, é considerado um orgão independente, embora não exista um boletim para eleição do Presidente da Câmara, isto é, existem competências especificas do Presidente, que não pertencem à própria Câmara Municipal. Talvez ai se justifique mais, a pessoalização.

    Quanto ao trabalho realizado no anterior mandato, temos de atentar ao que existe para fazer em cada freguesia. O Objecto de trabalho politico na Portela ou no Prior Velho é necessariamente diferente. Ainda assim, numa análise comparativa pelas 18 freguesias do Concelho de Loures, parece-me que a Portela se destaca pela positiva.

    Um abraço e votos de continuação de um bom trabalho.

    ResponderEliminar